Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

CRAS altera protocolos de atendimentos para garantir manutenção dos serviços

Servidores da unidade de atendimento segue todos as recomendações em época de pandemia para garantir atendimento a todos.

Em tempos de pandemia e isolamento social existem alguns serviços que não podem parar. São indispensáveis ao atendimento das necessidades da comunidade, e que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência da população. Alguns exemplos logo surgem à mente como a saúde e a segurança pública. Porém, existem outras atividades consideradas essenciais e o Governo Federal determinou, por meio de decreto.

O objetivo de ter as atividades essenciais determinadas por decreto é impedir que uma eventual paralisação dos serviços prejudique a aquisição de bens e de insumos destinados ao enfrentamento do Covid-19, o novo coronavírus. As medidas adotadas têm como propósito a garantia e a continuidade de serviços indispensáveis à população. Ao serem classificados como essenciais, as atividades e serviços podem continuar em operação mesmo durante restrição ou quarentena em razão do vírus.

A Secretaria de Assistência Social de Pereira Barreto não tem medido esforços para dar continuidades as ofertas de atendimento à população em estado de vulnerabilidade, e através do equipamento de proteção social básica CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) que, durante a pandemia, tem realizado ações de prevenção e cuidados para combate ao COVID-19, atendimentos como benefícios eventuais de alimentação, atendimentos presenciais na unidade e remotos, atividades remotas aos grupos coletivos para manter os vínculos de convivência já estabelecidos com as famílias que frequentavam presencialmente a unidade.

O CRAS está classificado como serviço essencial desde o início da pandemia em Março, seguindo todas as normas de cuidados e proteção ao COVID-19, as equipe utilizando os EPI’s, reorganizou os atendimentos com distanciamento, tem disponível álcool em gel e colocou tenda para garantir acomodação com segurança e em ambiente arejado.

Já foram realizados, do início da pandemia até o momento, um fluxo de intervenções socioassistencias para 1.382 famílias, sendo: atendimentos particularizados presencial e remoto, concessão de benefício eventual (cestas básicas), orientações sobre auxílio emergencial, visita domiciliar, atividades coletiva à distancia pelo WhatsApp, ações de orientações para prevenção e cuidados ao Covid-19.

A Secretaria Municipal de Assistência Social informa à população que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), está atendendo via telefone pelos números: (18)3704-4853 e (18) 99647-4597 (WhatsApp).