Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Secretaria Municipal de Assistência divulga como funcionarão os serviços prestados pela pasta

Conforme decreto do Governo do Estado de São Paulo, alguns trabalhos da Assistência Social estão mantidos.

A Secretaria Municipal de Assistência Social divulgou nesta segunda-feira (23) como irão funcionar os serviços prestados pela pasta, e os órgãos interligados a secretaria, durante a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. No Conselho Tutelar, estão mantidos os atendimentos presenciais apenas para situações de violência e emergenciais. O Conselho Tutelar disponibiliza duas linhas de atendimento à população: (18) 3704-2367 e (18) 99735-5235.

Já no CRAS (Centro de Referência das Assistência Social), os atendimentos serão realizados por telefone. No atendimento telefônico, se identificada a necessidade, será realizado o agendamento para atendimento presencial. Todas as atividades coletivas estão suspensas.

Também estão suspensos todos os atendimentos presenciais do Cadastro Único (CadÚnico). as orientações serão realizadas por telefone.

Já o Bolsa Família, os benefícios do programa não serão bloqueados ou suspensos pelo prazo de 120 dias, segundo a Portaria Nº 330/2020 dos Ministério da Cidadania.

Quanto ao BPC (Benefício de Prestação Continuada) os benefícios não serão bloqueados até o mês de Junho. A necessidade do cadastramento e atualização do CadÚnico para

beneficiários do BPC retorna somente no mês de Julho, segundo determinação do Ministério da Cidadania através da Portaria Nº 335/2020.

Em relação ao Programa Viva Leite, está mantida a entrega do leite aos benefíciarios do programa. Os cartões serão entregue aos beneficiários no dia 6 de Abril, exclusivamente nos pontos de distribuição do leite. A necessidade de pesagem das crianças está suspensa.

Sobre o Programa Auxílio Cidadão, anunciado na última semana pelo Governo Federal, que irá destinar R$ 200 para auxiliar trabalhadores informais, desempregados e microempreendedores individuais (MEIs) que integrem famílias de baixa renda, o CRAS informa que ele ainda depende da aprovação no Congresso Nacional. Ou seja, o programa ainda não está em vigor.

O CRAS também orienta as pessoas evitarem o atendimento presencial, disponibilizando os seguintes telefones para atendimento: (18) 3704-4853 e (18) 99647-4597.

No CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), estão mantidos os atendimentos presenciais apenas para situações de violência e emergenciais. Todas as atividades coletivas estão suspensas. O cumprimento das Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade estão suspensos até o dia 18 de Abril, segundo Provimento CSM Nº 2546/2020. Maiores esclarecimentos, pelo telefone (18) 3704-4918 ou (18) 99655-8379.