Curso foi realizado em São Paulo capital e contou com a participação da Secretária Lúcia Sossolote
Até dezembro, secretários de turismo terão cursos ministrados por professores da USP.
A Secretária Municipal de Turismo da Estância Turística de Pereira Barreto, Lúcia Sossolote participou neste final de semana de um curso promovida pela Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), no Lorena Flat Hotel, em São Paulo, de um curso de Turismo e Gestão Pública, direcionado a diretores, representantes, gestores e secretários municipais de turismo. Das 67 estâncias do Estado de São Paulo, 65 participaram do primeiro dos oito módulos programados para ocorrer até dezembro.
Até dezembro, os gestores irão obter informações mais detalhadas sobre Turismo e Políticas Públicas, Formulação de Política Pública, Turismo Responsável, Marketing Integrado, Formação de Redes e Qualificação, Reestruturação do destino e Plano do Turismo Detalhado. As aulas são ministradas por professores da USP (Universidade de São Paulo).
Na primeira aula, os “alunos” tiveram conhecimentos gerais sobre o Estatuto da Cidade e o Plano Diretor de Turismo, já que muitos dos secretários assumiram o cargo pela primeira vez e ainda desconhecem seu total teor.
Durante o curso, o presidente da ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) de São Paulo, Bruno Hideo Omori, ministrou uma palestra, apresentando dados sobre o turismo na capital paulista e colocando a entidade à disposição da Aprecesp para parcerias visando a atração de turistas estrangeiros às 67 estâncias paulistas durante a Copa do Mundo e a Copa das Confederações.
“Essa é a oportunidade de divulgarmos as estâncias durante a Copa, pois não saberemos quando poderemos sediar outra”, disse Omori. Para ele, as prefeituras devem “dar voz” ao empresariado, que será o maior responsável pela recepção aos turistas estrangeiros, por meio de hotéis, restaurantes e similares.
Para a Secretaria de Turismo, Lucia Sossolote, o curso foi uma excelente forma de aprimorar seu conhecimento na área turística.