Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Oficina de Catira teve continuidade na última sexta-feira

Participantes da oficina tiveram uma palestra com Antônio Filogênio.

 

 A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto deu continuidade na última sexta-feira (10) à Oficina Catirando: Formação de Grupos de Catira”, que teve início no dia 27 de Março. A oficina está sendo realizada na Creche e Berçário “Menino Jesus” e está abordando a história, tradição, técnicas, passos e música do Catira, e tem o objetivo de incentivar a formação de novos grupos do gênero na região.

As coreografias criadas pelos participantes no decorrer dos encontros serão apresentadas na Mostra Catirando em Araçatuba, no dia 21 de junho. A oficina está sendo ministrada pela diretora Artística e produtora do grupo de catira Novos Araçás, de Araçatuba, Fernanda Colli.

 

Os participantes da oficina puderam acompanhar uma atividade diferente neste último encontro. O professor universitário Antônio Filogênio ministrou uma palestra onde destacou a importância do resgate da cultura popular, enfatizando o trabalho desenvolvido em Piracicaba. No formato de bate-papo com o público, Filogênio discorreu sobre suas experiências e conversou sobre as dificuldades na preservação dessa cultura, propiciando orientação aos interessados em formar ou retomar um grupo de catira.

 

“Fiquei muito feliz em conhecer Pereira Barreto, desde o momento que cheguei notei muitos jovens e muitas crianças participando da oficina, o que é muito bom, pois mostra que está dando certo o trabalho proposto aqui, alimentando o interesse das crianças, dos jovens, com apoio do poder público. Foi exatamente isso que fizemos em Piracicaba. Estamos despertando o interesse dos jovens aqui, teremos dificuldades corriqueiras, porém o objetivo é muito maior, na transmissão da cultura, da disciplina, da participação e o engajo dos jovens na preservação dessa cultura. Tem tudo pra dar certo” enfatizou Antônio Filogênio”.

 

“É importante destacar a parceria entre a Prefeitura Municipal de Pereira Barreto e a Oficina Sílvio Russo, o interesse da Secretária de Cultura, Lúcia Sossolote, em estreitar essa relação. O resgate do catira é muito importante para a região, que já teve uma identidade mais definida, isso foi se perdendo ao longo do tempo. Em Pereira Barreto, já existe esse resgate com a Orquestra de Viola Caipira, por exemplo, e isso vem de encontro com o catira. São dois projeto que se juntam. A Administração Municipal tem dado todo o apoio aos projetos culturais em Pereira Barreto” destacou o Coordenador Regional da Oficina Cultural “Sílvio Russo”, de Araçatuba, o Sr. Douglas Augusto Oliveira.

 

A realização da oficina é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo, através da POIESIS – Organização Social de Cultura e a Oficina Cultural “Sílvio Russo”. A Oficina Cultural “Silvio Russo”, um espaço cultural do Governo de São Paulo administrado em parceria com a POIESIS, realizará, nos meses de Abril, Maio e Junho seu Ciclo de Cultura Tradicional e Contemporaneidade, com a temática do Catira.

 

 

Sair da versão mobile