Com a medida, a Administração Municipal irá melhorar o atendimento às famílias atendidas pelo Programa Banco de Alimentos.
A ação também entra em conformidade com as normas e exigências da Vigilância Sanitária Municipal, demonstrando a preocupação da Prefeitura Municipal em estar de acordo com as políticas públicas de distribuição de alimentos.
O Programa Banco de Alimentos visa arrecadar alimentos dos produtores e redistribui-los para famílias carentes e entidades assistenciais, além de fazer o pagamento aos produtores via CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento). Os alimentos são doados todas as terças, quartas e quintas-feiras.
Os alimentos arrecadados serão distribuídos agora entre as entidades, além de contemplar famílias carentes cadastradas na Assistência Social.
Dentre os alimentos que são doados estão abóbora, mandioca, feijão, além de outros vegetais e leguminosas.
A ação é operada pelo estado, município e pela CONAB e visa promover a articulação entre a produção familiar e as demanda local de suplementação alimentar e nutricional, e os programas sociais de combate á fome. Para tanto são adquiridos produtos dos Agricultores cadastrados e organizados nas associações, em grupos informais em parceria com o estado e o município.
Os alimentos adquiridos são distribuídos para creches, escolas, abrigos, hospital e para entidades sócio assistenciais que fornecem através de doação de alimentos direcionado para a complementação de refeições oferecidas a pessoas e família em vulnerabilidade social, com iminente risco de insegurança alimentar e nutricional, atendidas pelo programa.