O MEI – Micro Empreendedor Individual teve o prazo para declaração anual de 2022 prorrogado até o dia 30 de junho. O procedimento está disponível no Portal do Empreendedor até o dia 30 de junho. Quem não entregar dentro desse prazo pagará multa.
Também chamada de DASN-Simei, esse documento é uma declaração de renda anual do MEI. Fazendo pelo aplicativo da MEI Fácil, os microempreendedores terão até o dia 27 de junho para apresentar a Declaração referente ao ano-calendário 2021 e para os que optarem em enviar o documento por meio do site do Governo, o prazo se estende até 30 de junho.
Todos aqueles que abriram um CNPJ MEI até dezembro de 2021, independentemente do valor faturado, é obrigado a entregar a declaração anual do MEI. Na prática, a Declaração Anual do MEI funciona como o Imposto de Renda da Pessoa Física e serve como um fechamento financeiro, de tudo o que a sua empresa faturou e gastou, no ano anterior à declaração.
O MEI, cuja empresa não tenha faturado nada no ano-calendário anterior 2021, por exemplo, precisa entregar a declaração da mesma forma, mas com o valor zerado. Se não o fizer, correrá o risco de ficar em situação irregular. E mesmo que tenha dado baixa de MEI da empresa no ano de 2021 deverá entregar a declaração.
Em Pereira Barreto os Micro Empreendedores contam com o auxílio do SEBRAE para o envio da declaração. O atendimento é feito junto ao Departamento de Desenvolvimento Social, na Avenida Jonas Alves de Mello, 1461.