Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Cias. de teatro de Penápolis e Birigui se apresentam em Pereira Barreto neste sábado na fase Regional do Mapa Cultural Paulista

Cia. “Pano de Fundo” apresentará a peça “Sônia”, enquanto que a Cia. ”Os Hedonistas” apresentarão a peça “Os Sobreviventes”.

 

 As cias. de teatro “Pano de Fundo”, de Penápolis, e “Os Hedonistas” de Birigui, irão se apresentar neste sábado (12) em Pereira Barreto, no segundo dia da fase regional do Mapa Cultural Paulista, na categoria “Teatro”. As apresentações serão realizadas na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”.

 

O espetáculo “Sônia” será apresentado às 16h e é um monólogo inspirado na “Valsa nº 6”, uma das obras psicológicas do escritor Nelson Rodrigues, que relata a história de uma garota de 15 anos que sofre de esquizofrenia e envolve assuntos pertinentes à família, crime, loucura e sexualidade.

 

Já a peça “Os Sobreviventes” será apresentada às 22h, e narra a história da personagem Cláudio, que procura por uma psicóloga, Bárbara, para entender e tentar solucionar seus conflitos. Neste encontro, ambos acabam sendo colocados frente a suas lembranças, que incluem momentos de opressão e discriminação acerca de questões como homossexualidade (ele) e feminismo (ela). Essa é a segunda vez que a Cia. de Teatro “Os Hedonistas” se apresentará em Pereira Barreto.

 

O Mapa Cultural Paulista é um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo. Nenhum estado brasileiro possui projeto parecido, podendo tornar-se referência nacional.

 

O Mapa Cultural foi criado em 1995, tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.

 

Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista.

 

Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo são as expressões artísticas contempladas neste projeto, que juntos revelam o mapeamento cultural de São Paulo.

 

A entrada para todos os dias da fase regional do Mapa Cultural Paulista é gratuita.

Sair da versão mobile