Apresentação dos grupos de resgate da Cultura Caipira foi realizada na Casa da Cultura.
O espetáculo musical “Atravessando Gerações” apresentou ao público um repertório que contempla os vários ritmos, compositores e intérpretes da música caipira de forma didática, realizando um passeio pela história da música caipira.
O público, que lotou a Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”, pode conferir as belas apresentações que passaram por grandes nomes da música sertaneja com a Orquestra Popular Caipira até os sucessos da atualidade com a Orquestra de Sopros e Percussão da FACMOL, além da fantástica dança do Grupo de Catira “Pés no Chão”.
No evento, também foi realizada a entrega dos certificados dos membros do grupo de catira, das mãos da Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, e da Secretária Municipal de Turismo e Cultura, Lucia Sossolote. O Grupo de Catira “Pés no Chão” foi formado após a realização da Oficina Catirando, que foi ministrada de Março à Junho deste ano em Pereira Barreto. A oficina foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo, através da POIESIS – Organização Social de Cultura e a Oficina Cultural “Sílvio Russo”.
Criada há 4 anos, a Orquestra Popular Caipira de Pereira Barreto conta atualmente com 40 músicos, entre instrumentistas amadores, professores e cantores. A corporação valoriza os elementos tradicionais da música caipira com arranjos criativos que estabelece um diálogo entre o tradicional e o contemporâneo. A viola é apresentada de forma versátil e interage com instrumentos sinfônicos e a regência é do Maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos.
Todos os projetos são apoiados integralmente pela Prefeitura Municipal de Pereira Barreto.