Oficina será ministrada na Creche e Berçário Menino Jesus.
Esta oficina abordará história, tradição, técnicas, passos e música do Catira, e tem o objetivo de incentivar a formação de novos grupos do gênero na região. As coreografias criadas pelos participantes no decorrer dos encontros serão apresentadas na Mostra Catirando em Araçatuba, no dia 21 de junho. A oficina será ministrada por Fernanda Colli e Antônio Filogênio.
Fernanda Colli é diretora artística e produtora do grupo de catira Novos Araçás, de Araçatuba. Coordena o Ponto de Cultura Catira na Escola e ministra atividades de formação que resgatam manifestações folclóricas da região.
Antônio Filogênio apresenta seu trabalho de resgate da cultura popular desenvolvido na região de Piracicaba. No formato de bate-papo com o público, Filogênio discorre sobre suas experiências e conversa sobre as dificuldades na preservação dessa cultura, propiciando orientação aos interessados em formar ou retomar um grupo de catira.
Antônio Filogênio, pós-graduado em Ensino de Filosofia e mestre em Educação, é professor universitário e funcionário da Prefeitura de Piracicaba, na Biblioteca Pública Municipal e Centro de Documentação, Cultura e Política Negra. É membro do Projeto Casa de Batuqueiro, que promove a preservação e a prática do Jongo, Samba-Lenço e Batuque de Umbigada.
A oficina terá início nesta sexta-feira (27) e será realizada na Creche e Berçário Menino Jesus, localizada na Av. Brasil, nº 667. A realização da oficina é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo, através da POIESIS – Organização Social de Cultura e a Oficina Cultural “Sílvio Russo”.