Evento foi realizado neste fim de semana na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”.
Dessa vez, Pereira Barreto sediou a categoria “Teatro”, que teve início na sexta-feira (11), com duas apresentações: “Senhora D”, da Cia. de Teatro “Obscenos” de Araçatuba e “Candura no País da Rapadura”, da Cia. “One’s” de Andradina.
No sábado (12), as Cias. “Pano de Fundo” de Penápolis, e “Os Hedonistas” de Birigui, apresentaram as peças “Sônia” e “Os Sobreviventes”, respectivamente.
Já no domingo (13), a fase regional do Mapa Cultural Paulista foi encerrada com três apresentações: “Bala e Bombas de Chocolate”, da Cia de Teatro de Coroas de Valparaíso, “O Namorador”, da Cia. “Desde Amanhã”, de Ilha Solteira, e a peça “Na Ponta da Ponte Novo Oriente”, da Cia. “Cid Chagas” de Pereira Barreto.
A Cia. de Teatro “Cid Chagas” foi selecionada pelos jurados para a fase estadual do Mapa Cultural Paulista, tendo como suplentes as peças “Sônia” e “Senhora D”.
O Mapa Cultural Paulista é um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo. Nenhum estado brasileiro possui projeto parecido, podendo tornar-se referência nacional.
O Mapa Cultural foi criado em 1995, tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.
Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista.
Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo são as expressões artísticas contempladas neste projeto, que juntos revelam o mapeamento cultural de São Paulo.