Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Prefeitura Municipal realizou workshop cultural neste sábado

Oficina foi ministrada pela Cia. “Lona de Retalhos” na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto promoveu neste sábado (19), pela manhã, o workshop “Narração de Histórias – Palavra e Oralidade”, que foi ministrado pela Cia.de Teatro “Lona de Retalhos”, grupo que se apresentou no município na última quinta-feira (17).

O workshop buscou aproximar a relação entre os participantes e a contação de histórias através do trabalho com a palavra e o estímulo a esse hábito, tão antigo, por vezes esquecido. As técnicas trabalhadas relacionam-se com o conceito de “imagem da palavra” e de vivências cotidianas onde temos que contar um fato ocorrido a alguém, além de técnicas teatrais relacionadas como estar em um foco de atenção, a presença cênica, a importância do olhar e a proximidade com o público.

A atividade foi realizada na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira” de forma gratuita.

A Cia. “Lona de Retalhos” nasceu em 2006 da parceria entre duas atrizes que trabalhavam como clowns num projeto de humanização hospitalar em São Paulo: Carina Prestupa e Thaís Póvoa.

A possibilidade de pesquisar a linguagem do clown no palco traz o trabalho de investigação dramatúrgica para o público infantil, baseado em grandes obras da dramaturgia universal.

Em 2015, a Cia. “Lona de Retalhos” foi selecionada para circular suas histórias pelo interior de São Paulo através do Prêmio PROAC de Estímulo à Leitura em Bibliotecas Municipais. O grupo desenvolve ainda um projeto de Humanização Hospitalar, palestras e campanhas hospitalares de diversos temas para colaboradores na área da saúde, workshops e cursos de formação na área teatral.