Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Alunos da Rede de Ensino de Pereira Barreto receberam seus certificados do PROERD

Centenas de alunos do município receberam seus certificados em cerimônia realizada no Ginásio Municipal de Esportes.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação e da Policia Militar, realizou na última semana a entrega dos certificados de conclusão aos alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A formatura foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes “Stélio Maia”.

O evento contou com a participação de alunos, familiares, convidados e várias autoridades do município. Foi abrilhantado pela Orquestra de Sopros e Percussão da FACMOL, que realizou várias apresentações sob a regência do Maestro Wellington Reginaldo, entre elas a execução do Hino Nacional, Hino do Município e a Canção do PROERD.

Os principais homenageados foram os 347 alunos das EMEBs “Profª Celda Mello Oliveira”, “Profª Maria Elza de Aguiar Domingues”, “Comendador Hirayuki Enomoto”, EMEF “Fazenda Esmeralda” e “Colégio XI de Agosto”, que receberam seus certificados e prestaram juramento de cidadania e boa conduta.

Também foi realizada a premiação aos alunos que se destacaram pelas melhores produções escritas com o tema “O PROERD em minha vida”. Agora os participantes saem do papel de alunos do programa e passam a atuar como disseminadores dos conhecimentos que adquiriram, pois estes serão para a vida inteira. O evento foi encerrado com a canção do PROERD, onde as crianças puderam interagir com o leão Daren, mascote do programa.

O PROERD consiste em uma ação conjunta entre Policia Militar, Escola e Família, no sentido de ajudar os alunos a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e a prática de violências. O desenvolvimento de habilidades para resisti-las é realizado por meio de orientações e atividades educacionais em sala de aula, onde os alunos tem a oportunidade de definir, analisar, atuar e avaliar possíveis situações de risco. O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, promovendo uma sociedade mais saudável, feliz e consciente para o exercício da cidadania.