A Emei Emília realiza de 9 a 13 de novembro uma exposição das atividades que foram realizadas pelos alunos. O evento tem contado com uma presença maciça de pais e familiares dos alunos que integram a educação municipal. Para a exposição foram realizadas atividades com os alunos com temas variados. O objetivo é compartilhar e aceitar as vozes das crianças como expressão legítima de sua participação na sociedade, integrar e socializar o trabalho da primeira infância, estimulando suas potencialidades através da proposta pedagógica da educação infantil.
De acordo com a coordenadora, Tania Andrade Victor Brito, que direcionou todo trabalho, juntamente com as professoras e funcionários da unidade escolar, a exposição das atividades auxilia no compartilhamento de ideias, vivências e conhecimentos que valorizam a educação infantil e seus protagonistas. “A escola representa um lugar seguro, acolhedor, propício à aprendizagem significativa, onde os alunos têm a oportunidade de explorar, aprender e desfrutar de inúmeras experiências que contribuem para o desenvolvimento infantil”, destacou.
Tania ressalta ainda que a participação dos pais junto ao evento é um importante instrumento de aproximação entre a família e a escola. A LDB (Lei de Diretrizes e Bases-Lei 9.39496) deixa clara a importância da participação dos pais no ambiente escolar. “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana…”.
A coordenadora reforçou ainda que a família, como primeira instituição social formadora da criança, também é responsável por promover o convívio social, o qual deve ter início no ambiente familiar. “É necessário que família e escola caminhem juntas, com interação mútua, buscando se adaptar às mudanças necessárias, para uma eficácia na educação e no aprendizado”.