Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

EMEI Sítio do Pica Pau Amarelo realizou o V Encontro Sabores da Minha Infância

O encontro trouxe um tema relevante para a comunidade escolar, sobre os cuidados na infância, valores e limites.

A EMEI Sítio do Pica Pau Amarelo da Estância Turística de Pereira Barreto promoveu na noite da última quinta-feira, o V Encontro Sabores da Minha Infância, com o tema “Cuida de Mim – a infância precisa ser respeitada”. O evento foi realizado nas dependências da Escola.

Educar exige envolvimento emocional, comprometimento para acompanhar as mudanças físicas e biológicas que influenciam no comportamento. No confronto entre a maturidade e a inexperiência, discussões e momentos de carinho e afeto muitas vezes se chocam com sentimentos e incompreensões. Nessa transição, a maturidade deve imperar, e o que não pode ocorrer é o desrespeito. É preciso equilíbrio para que mágoas e desapontamentos não afetem sentimentos nem abalem a confiança. Pais devem ser a âncora, a rota, a voz e o silêncio. A âncora que ampara, proporciona segurança, estaciona num porto seguro; a rota que conduz ao crescimento humano e pessoal através da experiência; a voz para falar o não para conter, e assim indicar o caminho; e o silêncio para ouvir os medos, captar as fraquezas, entender as inseguranças e as necessidades de uma criança que necessita de gestos de carinho, palavras de incentivo, atitudes corretivas e calor humano para formar o elo do afeto. Afinal, crescer é tão difícil quanto nascer. Há que se estar pronto para enfrentar os desafios de um novo mundo. É função dos pais ajudar os filhos a conhecer os sentimentos, sabendo expressá-los adequadamente em cada situação, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional, social. Educar diz respeito a transmissão de valores éticos, princípios que irão ajudar os jovens a se tornarem bons cidadãos, sabendo respeitar o próximo, promovendo relações de diálogo e empatia.

A coordenadora da EMEI, Marlene Garcia Candil acolheu todos os pais e mães discorrendo sobre a importância de sermos lembrados pelas nossas boas ações e por esta razão a escola promovia naquele momento uma reflexão sobre “a infância”, para enfatizar as famílias a importância de cuidarem desta etapa tão preciosa na vida de nossas crianças.  A Dra. Marli Novaes conversou com os pais sobre o “valor da disciplina”, enfatizando como é essencial a participação efetiva dos mesmos na formação de seus filhos, a palestra teve como tema “Os pais são os primeiros professores dos filhos”.

O encontro também contou com apresentação dos alunos das Oficinas de Tempo Integral dos Projetos de Iniciação Musical com a música Primavera ensaiados pelos professores Bruno e Tiago e ainda a apresentação da oficina de Atividades Esportivas Motoras do Professor Leandro.

Portanto, pais e educadores precisam ser fiéis companheiros na formação do ser humano, sendo indispensável saber que a parceria família – escola é de fundamental importância para o sucesso da educação. Por fim foi servido um lanche para todos os convidados e ainda uma mesa de doces antigos, lembrando os sabores da infância.

sabores da minha infancia 06 5acd9