Este conjunto de atividades faz parte de um Percurso Formativo elaborado no intuito de fomentar a participação dos educadores paulistas neste processo de construção
Durante o ano de 2018 foi iniciado o processo conjunto e colaborativo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Secretarias Municipais de Educação, juntamente com o Conselho Nacional de Secretários da Educação – CONSED e a União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME para a construção do Currículo Paulista. Este conjunto de atividades faz parte de um Percurso Formativo elaborado no intuito de fomentar a participação dos educadores paulistas neste processo de construção. Este percurso conta com encontros nas Unidades Escolares em momentos de trabalho pedagógico, consulta técnico-pedagógica online e encontro regional presencial.
A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira (17) estudo e análise do Currículo Paulista – Versão Zero, entre os profissionais do Magistério, a fim de contribuir de forma colaborativa com a construção do Currículo Paulista que é parte do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo um documento que contempla as aprendizagens essenciais às crianças, adolescentes e jovens durante a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Durante a manhã reuniram-se para estudo, os profissionais do Ensino Fundamental I, onde puderam analisar os organizadores curriculares dos componentes de Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Ciências, a fim de decidir sobre a pertinência e clareza em cada uma das habilidades propostas pelo documento.
No período da tarde, reuniram-se para estudo, os profissionais da Educação Infantil, onde puderam analisar os organizadores curriculares propostos para bebês (de 0 a 1 ano e 6 meses), crianças bem pequenas (de 1 ano e 6 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (de 4 anos a 5 anos e 11 meses).
Com o mesmo intuito, irão reunir-se também os professores especialistas que atuam na educação infantil e ensino fundamental I, para contribuírem com suas considerações.
A partir das reflexões realizadas, os profissionais da Educação Básica terão o compromisso de contribuir com a Consulta Pública, pois é uma oportunidade que todos nós, em especial, os professores, pedagogos, gestores, especialistas e demais profissionais da educação, teremos para participar da construção do currículo a fim de que tenhamos um documento representativo e adequado à realidade de todo o Estado de São Paulo. A Consulta Pública está disponível desde o dia 17 de setembro e conforme previsto, será mantida até o dia 30 de setembro de 2018, encerrando-se às 23h50. Vale ressaltar que o acesso à Consulta Pública só é possível através dos links específicos que se encontram abaixo.
Texto Introdutório: https://goo.gl/FS8iTn
Educação Infantil: https://goo.gl/RJr4P8
Arte: https://goo.gl/Bu1Fca
Ciências da Natureza: https://goo.gl/auW87j
Educação Física: https://goo.gl/UXGMF9
Ensino Religioso: https://goo.gl/Qf5fU9
Geografia: https://goo.gl/gsXShZ
História: https://goo.gl/KbkZCD
Língua Inglesa: https://goo.gl/whuqoY
Língua Portuguesa: https://goo.gl/Ya6Fz5
Matemática: https://goo.gl/BjE6v5