Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Secretaria de Educação de Pereira Barreto celebrou Dia da Família nas escolas municipais de educação infantil

Os encontros valorizam as diversas configurações familiares e fortalecem relações entre as famílias

Atentas a essas novas configurações de famílias, as escolas da rede de educação municipal de Pereira Barreto realizaram o Dia da Família com a participação dos parentes de seus alunos. Nesse dia, as escolas proporcionam palestras, atividades culturais, apresentações artísticas e lanchinho para todos os convidados. O Dia da Família na Escola estimula a integração de alunos, pais, professores e da comunidade escolar. A força colaborativa entre a família e o ambiente escolar fomenta o diálogo e fortalece a construção da cidadania.

O projeto  busca possibilitar a manutenção do ambiente familiar saudável e favorável ao crescimento e desenvolvimento de todos os seus membros, ouvir, informar e orientar os pais. Estabelecer uma relação mais próxima com as Famílias e familiares é muito importante. O Dia da Família na Escola é uma excelente oportunidade de conscientizar pais e familiares a respeito quanto a importância de ter uma participação ativa no processo de ensino e aprendizagem de suas crianças. Além de que criar esta identificação entre alunos, familiares e comunidade escolar, pode também diminuir as chances e os riscos de evasão escolar. “O envolvimento da família, seja de qualquer membro, desde que haja identificação e afeto com a criança, favorece não só a aprendizagem, o desenvolvimento e o desempenho acadêmico, mas também para a maior autoconfiança e motivação do aluno”, destacou a Secretária de Educação Maria José Carneiro.

A programação seguiu o seguinte cronograma:

– Dia 11/05 –  Emei Tia Anastácia – Palestra com Luciano da Silva Rodrigues;

– Dia 18/05 – Emei Emília – Palestra com  Walmira Bezerra Guedes Souza;

– Dia 23/05 – Emei Assumpta Scatena Garcia – Palestra com   Luciano da Silva Rodrigues.