Pereira Barreto enfrentou a cidade Guasipati na Venezuela.
O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.
Coordenado pelo SESC, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All – conta com o apoio da ISCA – International Sport and Culture Association – e da UNESCO e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais. É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.
Em 2015, o Dia do Desafio foi realizado em sua 21ª edição e, desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016.
A competição é definida por sorteio e vence a cidade que conseguir mobilizar o maior número de habitantes.
Toda atividade – individual ou coletiva – é válida e conta como registro de participação: corridas, caminhadas, passeios ciclísticos, aulas de dança, futebol, natação.
Pereira Barreto competiu com a cidade de Guasipati, na Venezuela. Em 2014, 6.789 pessoas participaram do Dia do Desafio em Pereira Barreto, pouco mais de 27% da população pereira-barretense, fazendo com que o município vencesse a cidade de Parral, no Chile, com larga vantagem.