Ícone do site Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

1º ECO-NÁUTICA PREMIOU ESCOLAS E ALUNOS

O projeto Eco-Náutica realizado em Pereira Barreto foi um Programa de Educação Ambiental.

Aconteceu na última quinta-feira (18) na Casa da Cultura “Aristeu Custódio Moreira” a cerimônia de premiação do 1º Eco-Náutica para Preservação do Rio Tietê – Pereira Barreto/SP.
O 1º Eco-Náutica para Preservação do Rio Tietê foi um projeto que envolveu seis cidades da borda do Rio Tietê, sendo elas: Barra Bonita, Jaú, Lins, Birigui, Araçatuba e Pereira Barreto.  O objetivo principal foi envolver por meio de trabalhos ambientais cerca de 230 escolas (municipais, estaduais e particulares), com uma previsão de aproximadamente 120.000 alunos. E posteriormente, nos próximos anos, levar as experiências adquiridas para os demais municípios da região.
O projeto Eco-Náutica realizado em Pereira Barreto foi um Programa de Educação Ambiental, fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente/ Secretaria de Educação), entidades educacionais do município (estaduais, privadas, municipais e de ensino especial), a Empresa Óleo & Óleo e seus respectivos parceiros.
Durante os meses de abril e maio, as entidades educacionais envolvidas incentivaram seus alunos a desenvolver atividades e práticas ambientais dentro da escola além da realização da coleta de óleo vegetal usado para a reciclagem. Participaram do projeto todas as escolas municipais de ensino básico e infantil. Além das escolas municipais também participaram do programa as seguintes instituições: APAE Arco-Íris, E.E. Agnes Liedtke, E.E. Cel. Francisco Schimdt, E.E. Mitsusada Umetami, e o Colégio Técnico XI de Agosto.
Em Pereira Barreto foram coletados mais de 5.000 litros de óleo em dois meses de campanha, ou seja, são 5.000 litros de óleo que não foram parar em nos rios, ou no solo. Sendo todo esse material encaminhado para a produção de biodiesel.
Esse projeto veio chamar a atenção da comunidade Pereirabarretense para o problema ambiental que a destinação incorreta do óleo usado proporciona aos rios. Com o projeto as pessoas podem proporcionar uma nova alternativa de destinação correta do óleo usado, uma vez que após o término do Projeto Eco-Náutica, todo óleo que for coletado continuará podendo ser trocado por descontos em supermercados autorizados, como o Supermercados Proença que é parceiro nesta iniciativa.
O Srº Eduardo Pacheco Diretor da empresa Óleo & Óleo fez a premiação do programa com autoridades que participaram do evento.
“Eu agradeço a participação de todos nessa iniciativa, e a nossa história com a Óleo e Óleo vem de outro projeto, o projeto, da compra do óleo usado. Eu fico contente da empresa Óleo e Óleo ter lembrado de Pereira Barreto nesse primeiro Eco-Náutica, até os pais se envolveram com a situação e colaboraram com o projeto”, ressaltou a Secretária de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Yukie Seki Perozim.
A premiação foi à seguinte:

Resultado Individual
Classificação Aluno Escola Classe
1º  Diogo R. de Paula E.E. Coronel Francisco Schimdth 3º E
2º  Stefhany Valessi Eugênio EMEB Maria Elza de Aguiar Domingues 4ª B
3º  Adriane Yumi Koga Salgueiro E.E. Agnes Liedtke 7ª A
4º  Ana Carolina de Passos E.E. Coronel Francisco Schimdth 3º C
5º  Luanne P. de Souza EMEB Maria Elza de Aguiar Domingues 3ª B

Resultado Coletivo
Classificação Escola Classe
1º  E.E. Coronel Francisco Schimdth 3º E
2º  EMEB Maria Elza de Aguiar Domingues 4ª B
3º  E.E. Agnes Liedtke 7ª A
4º  E.E. Coronel Francisco Schimdth 3º C
5º  Colégio Técnico XI de Agosto  5ª A

 


 Assessoria de Imprensa

 

 

Secretária de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Yukie Seki Perozim; representante da EMEB Hirayuki Enomoto, Silmara e o Diretor da empresa Óleo & Óleo Eduardo Pacheco.

 

Aluno Diogo de Paula recebeu a premiação das mãos da Secretária de Meio Ambiente Sandra Yukie Seki Perozim.

 

Autoridades entregaram premiações aos alunos.

 

 

 

 

Sair da versão mobile