Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Ações do Outubro Rosa tiveram início neste fim de semana em Pereira Barreto

Empresas privadas instaladas em Pereira Barreto ofereceram apoio às ações.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Educação Permanente, deu início no último fim de semana à Campanha Outubro Rosa, realizando ações com o objetivo de chamar a atenção das mulheres para a realização do exame preventivo. Aproveitando o interesse de empresas privadas em abordar o tema em seus respectivos espaços, profissionais da saúde realizaram orientações sobre a importância do Exame Preventivo para a prevenção e diagnostico precoce do Câncer de Colo de Útero.

Atualmente o município apresenta uma baixa adesão na realização do exame preventivo, conhecido como Papanicolau, o que traz preocupação para o Setor de Saúde, pois este exame tão simples pode salvar muitas vidas, tendo em vista que o diagnostico precoce de um câncer é a principal condição para que a paciente alcance a cura.

Pereira Barreto possui um importante convenio com o Hospital do Câncer de Barretos – Hospital de Amor, que garante o recebimento e análise de todas as coletas de exames preventivos, e o mais importante disso e que se caso haja algum tipo de alteração a paciente é encaminhada para exames complementares e possível tratamento no próprio Hospital.

Este convênio depende da adesão das mulheres em realizar seu exame. O município possui uma meta a cumprir e caso esta meta não venha a ser alcançada, o convênio será cancelado. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo às mulheres que ainda não realizaram seu exame para que procurem sua unidade básica de saúde e façam seu agendamento. A prevenção ainda e o melhor remédio.