Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

AERFAC promoveu palestra sobre prevenção ao uso de drogas

Palestra foi ministrada pela assistente social, Thaoane Rodrigues.

Nesta segunda feira (9), os alunos que participam das atividades promovidas pela AERFAC – Associação Educacional e Recreativa Facmol, participaram da palestra “Fatores de Risco e Fatores de Prevenção com relação ao uso de Drogas” com a Assistente Social Thaoane Cristina Rodrigues.

A palestra abordou o processo de transição entre a infância e a fase adulta, elencando a complexidade das mudanças aos quais os jovens estão expostos neste processo e porque essa fase os torna tão vulneráveis a determinadas situações de risco, entre elas o uso de drogas. Foram destacados alguns tipos de drogas classificadas entre perturbadoras, depressoras e estimulantes com o breve resumo de como elas manifestam dentro do organismo. Foi possível uma reflexão a acerca das principais situações que levam os adolescentes a fazer uso de drogas.

Os alunos e integrantes da Facmol receberam orientações sobre os fatores de risco e de fatores de proteção que envolve as situações cotidianas ligadas ao indivíduo, família, comunidade, escola e amigos e puderam opinar e tirar dúvidas.

Segundo o Coordenador Artístico da AERFAC, o Maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos, essa ação é a segunda de uma série de encontros que será realizado ao longo do ano de 2018, com o objetivo de ampliar o atendimento da Facmol sobre a formação dos adolescentes e jovens atendidos no projeto de musicalização desenvolvido no Território das Artes Menino Jesus, estendendo a abordagem artística para a social.

A palestra contou a participação de 56 adolescentes e jovens, entre 12 e 17 anos. Serão realizados mais dois encontros, que atenderão as crianças de 08 a 11, e posteriormente, aos jovens acima de 18 anos, que participam das atividades oferecidas pela AERFAC.