O teste é feito com a ajuda de um aparelho de última geração onde um plug é colocado no ouvido do bebê para se fazer a medição.
Iniciou neste mês de setembro a realização do teste da orelhinha no Hospital Santa Casa de Misericórdia e no Centro de Saúde – UBS III de Pereira Barreto.
O teste da orelhinha ou exame de emissões otoacústicas é o método mais moderno para identificação de problemas de surdez nos recém-nascidos.
O teste é realizado a partir do nascimento, em bebês de 0 á 1 ano de idade, mas preferencialmente nos primeiros 3 meses de vida, para que possa detectar perdas auditivas precoces.
O teste é feito com a ajuda de um aparelho de última geração onde um plug é colocado no ouvido do bebê para se fazer a medição. O exame é feito com o bebê quieto, acordado ou dormindo. Não causa dor no bebê e dura de 5 a 10 minutos.
Na Santa Casa de Misericórdia o atendimento e realizado todos os dia a partir das 17h (bebês nascidos na Santa Casa) e no Centro de Saúde – UBS III o atendimento acontecerá nas segundas e quartas-feiras a partir das 16h30 (bebês de 0 a 3 meses que não realizaram o teste). Os testes no Centro de Saúde serão agendados pelas unidades básicas.
Ao encaminhar o bebê para o teste, pede-se para que as mães levem os bebês amamentados, e salientar que é um teste que não causa dor, que é simples e rápido. As demais orientações após o teste será dados pela Fonoaudióloga.
Assessoria de Imprensa