Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Campanha de Intensificação da busca ativa de casos de tuberculose tem início em Pereira Barreto

Até o dia 19 deste mês, todas as UBS do município estarão realizando a campanha.

 

 A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto deu início nesta segunda-feira (5) à Campanha de Intensificação da busca ativa de casos de Tuberculose no município. A campanha será realizada até o dia 19 de Março em todas as Unidades de Saúde do Município. A campanha tem por objetivo notificar possíveis ocorrências desta doença.

 

Qualquer pessoa que apresente os sintomas, principalmente tosse prolongada (mais de três semanas) deve procurar sua unidade de Saúde para diagnóstico. O exame se encontra disponível durante todo o ano, mas no mês de março o Ministério da Saúde intensifica este chamado à população.

 

A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos do nosso corpo. Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas mais frequentes são:

 

– Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;

– Cansaço excessivo e prostração;

– Febre baixa geralmente no período da tarde;

– Suor noturno;

– Falta de apetite;

– Emagrecimento acentuado;

– Rouquidão.

 

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo. Nos últimos tempos há uma preocupação maior por parte do setor de saúde com usuários de drogas ilícitas, principalmente o crack. A questão é que esses dependentes estão contraindo muitas doenças e a tuberculose é uma delas.

 

A tuberculose se propaga em ambientes fechados, onde há concentração de pessoas. Além disso, a doença atinge principalmente pessoas com baixa imunidade. Quem usa crack, por exemplo,  sofre mais, porque tem os pulmões fragilizados por causa da droga.

Sair da versão mobile