Ícone do site Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

CAMPANHA DO LAÇO VERMELHO MARCA DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS

Em Pereira Barreto o laço foi colocado no relógio 4 faces, no Centro de Saúde e no Ginásio Municipal de Esportes “Stélio Maia”.

O município de Pereira Barreto está participando da “Campanha do Laço Vermelho”, a ação é uma parceria entre o Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Aids (UNAIDS) e da Associação Brasileira de Municípios (ABM), e consiste em incentivar os prefeitos de todos os 5.565 municípios brasileiros a colocar entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro, um laço vermelho em algum marco importante da cidade, para marcar o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Em 2011, a campanha conta com a adesão do Ministério da Saúde.
Em Pereira Barreto o laço foi colocado no relógio 4 faces, no Centro de Saúde e no Ginásio Municipal de Esportes “Stélio Maia”.
Todos os municípios que participarem da campanha receberão um certificado do UNAIDS (Programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDAS) e da ABM (Associação Brasileira de Municípios) e terão as fotos divulgadas em materiais e campanhas nacionais e internacionais.
O Laço Vermelho é usado por um número cada vez maior de pessoas por todo mundo, isso para demonstrar a preocupação com a epidemia de HIV e AIDS, além de expressar visualmente a solidariedade com aqueles que vivem com o vírus.
Em Pereira Barreto a Campanha do Laço Vermelho aconteceu de encontro com a Campanha Fique Sabendo realizada pela secretaria de saúde do estado de São Paulo em parceria com Instituto Adolfo Lutz de Araçatuba e a secretaria de saúde do município de Pereira Barreto. A campanha ocorreu dos dias 24 à 1º de Dezembro de 2011.
Foram coletados em Pereira Barreto, 271 amostras, sendo 102 mulheres entre 13 a 60anos ou mais, e fizeram o teste pela primeira vez na vida 50 delas. Entre os homens, 169 fizeram o teste, entre esses 101 fizeram pela primeira vez.
A equipe da saúde considera a campanha um sucesso sendo Pereira Barreto o município da região que mais coletou amostras neste período. Os exames foram realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde e nos postos volantes que foram: FIU – Faculdades Integradas Urubupungá, almoxarifado municipal, casa de recuperação, paço municipal, fórum, usina Interlagos, setor de Limpeza publica, entre outros.
Para quem não fez o teste de HIV durante a Campanha, poderá realizar durante a rotina na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência.

 

Relógio 4 faces recebeu o Laço Vermelho.

 

Atividades de prevenção ao HIV e Aids foram desenvolvidas nas unidades de saúde.


Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile