Ícone do site Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

CARTÃO SUS DEVE SER APRESENTADO NO ATENDIMENTO DO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE

As pessoas que precisarem de atendimento nas UBS’s, nas farmácias das UBS’s, central de agendamento ou nos hospitais devem obrigatoriamente apresentar o cartão do SUS.

A apresentação do cartão do SUS é obrigatória para atendimento no serviço público de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde comunica que, o atendimento no serviço público de saúde está sendo feito com o cartão da UBS, comprovante de residência, e principalmente com a apresentação do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), conforme norma do Governo Federal.
As pessoas que precisarem de atendimento nos postos de saúde dos bairros, nas farmácias das UBS’s, central de agendamento ou nos hospitais que prestam atendimento pelo SUS devem obrigatoriamente apresentar o cartão do SUS.
O objetivo fundamental do Cartão Nacional de Saúde é possibilitar ao Sistema Único de Saúde (SUS) a capacidade de identificação individualizada dos usuários. Cada cidadão deve ter um cartão identificador que facilitará seu acesso ao sistema, ou seja, todo tipo de consulta e/ou realização de exame, internação hospitalar, dentre outros, é obrigatória a apresentação do cartão.
A partir do cadastramento e da emissão do cartão, é possível identificar o usuário em todos os seus contatos com o SUS e acompanhar a sua evolução dentro do sistema, com efeitos na atenção individual e no planejamento das ações de saúde, contêm informações pessoais e dados sobre procedimentos clínicos que já foram realizados, para quem faz uso de medicamentos. O sistema é atualizado sempre, sendo assim, será possível que o médico saiba o que já foi feito com aquele usuário. A integração do sistema de saúde é essencial, por que emite um histórico confiável do paciente (importante para o médico), diminui a possibilidade de fraudes, pois quando é feito um atendimento ou um pedido de medicamento, deve indicar para quem eles foram destinados, agiliza agendamentos de consultas e exames, o acesso a medicamentos e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde.
É obrigatório fazer esse cadastro, quem ainda não possui o Cartão SUS, deve ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para o cadastro, são necessários os seguintes documentos: RG, CPF, e comprovante de endereço.

Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile