Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

CONFRATERNIZAÇÃO AO DIA DO PROFESSOR FOI REALIZADA NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA


O jantar foi oferecido aos professores e funcionários da Rede Municipal de Educação.

O dia do Professor na Rede de Ensino Municipal foi comemorado, na Sexta-Feira (19) no salão de festas da ACEP, em um jantar dançante oferecido pela Prefeitura Municipal em Parceria com o COC-NAME, a todos os professores municipais.
O Secretario de Educação Moacir Ferreira de Amorim e a Profª Marialba da Gloria Garcia Carneiro, vice-prefeita eleita para o próximo mandato, recepcionaram os professores. Estivam também presentes ao jantar representantes do Sistema COC-NAME de Ensino.
O evento que acontece todos os anos no município é uma excelente oportunidade de todos se reunirem e confraternizarem.
Foi oferecido um cardápio especial acompanhado om uma seleção musical que contagiou os professores presentes ao evento que se divertiram com as musicas selecionadas exclusivamente para a festa. Quem comandou o embalo musical foi o DJ Vagner Moreira (risada).
Durante a confraternização foi realizado homenagens aos professores e servidores que aposentaram este ano. Os homenageados foram às professoras: Foriza Afonso Ketelhute; Cleusa Maria Greves Giovanini e Vana da Silva Santos Ferreira e as servidoras municipais Zuleide Torres Lima; Izabel de Souza Santos e Florípedes Maria de Freitas. Todos os participantes foram presenteados com um livro.
O Secretário Moacir Ferreira de Amorim usou da palavra para agradecer todos os colegas de trabalho pelos excelentes resultados alcançados na educação municipal.
Um dos momentos emocionante da festa foi quando a ex-secretária Marialba agradeceu o apoio dos professores, “durante os próximos quatro anos, teremos ao lado do prefeito Arnaldo um Professor que saiu do meio de vocês, ajudando administrar nossa Cidade”, concluiu a professora Marialba.
A criação do dia do Professor se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, a escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc.
A reunião foi um sucesso e por este motivo outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.

Fernanda_e_Rosi_Mari_do_COC-NAME_Prof_Marialba_Prof_Eliana_Esperana_e_o_Prof_Moacir
Fernanda e Rosi Mari do COC-NAME, Profº Marialba, Profº Eliana Esperança e o Profº Moacir.

Foto destaca os participantes do Jantar Dançante.

Homenagem a Profª Vana.

Moacir Ferreira de Amorim, Secretário de Educação.

Profª Marialba da Glória G. Carneiro.

Profº Marialba Carneiro, Supervisora das Emeb´s Maria José Carneiro e o Professor Moacir.

Sorteados com brinde do Salão de beleza La Femme.

Supervisora Ivone da Rocha e Coordenadoras da Rede Municipal de Ensino.

Sair da versão mobile