O CREAS é uma das unidades de atendimento da Secretaria de Assistência Social
O CREAS é a unidade pública de atendimento e referência para o acompanhamento especializado no Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com o objetivo de ofertar serviços continuados de média complexidade. O público são famílias que se encontram em situação de violação de direitos.
O PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos) é um dos serviços ofertados na unidade do CREAS de Pereira Barreto, ele oferece apoio, orientações e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situações de ameaça, violência ou outras formas de violação de direitos. A atenção às famílias é direcionada para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento tanto de vínculos de convivência familiar, social e comunitária, assim como da função protetiva de seus integrantes conforme um conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.
Os objetivos do PAEFI são classificados da seguinte maneira,
– Contribuir para o fortalecimento da família no desempenho de sua função protetiva;
– Promover a inclusão das famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos conforme necessidades;
– Contribuir para restaurar e preservar a integridade condições de autonomia dos usuários;
– Contribuir para romper com padrões violadores de direitos no interior da família;
– Contribuir para reparação de danos e da incidência de violação de direitos;
– Prevenir a reincidência de violação de direitos.
O acompanhamento feito pelo CREAS se inicia a partir do encaminhamento pelos órgãos da Rede que incluem: CRAS, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Santa Casa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Delegacia de Polícia Civil e da Mulher, entre outras. Também podem ser acessados pela procura espontânea das famílias, pessoas ou comunidade em geral,
Os casos envolvem vários tipos de se situações envolvendo crianças, idosos e pessoas com deficiência que sofrem com situação de negligência, abandono, violência física, violência psicológica, violência verbal, violência sexual, exploração sexual e abuso financeiro e econômico.
O CRAES pode ser acionado no município pelo telefone 18 3704-4918, ou direto no seu endereço na rua General Osório, 1550, centro. O Atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.