Trabalho realizado desde 2015 visa orientar professores como proceder em casos de suspeita ou relatos de violência ou abusos sexuais contra menores.
Os professores receberam orientações quanto os efeitos nocivos desse tipo de violência, a importância de abordar a sobre a prevenção em sala de aula, e principalmente em como proceder nos casos de suspeita ou onde houver relatos pelas crianças que tenham sofrido a violência ou abuso sexual.
Nas oficinas, são tratados os trabalhos que são feitos por toda a rede de garantia de direitos de Pereira Barreto, a ficha e o fluxo de notificação, conforme estipula o Protocolo de Atendimento no enfrentamento à violência contra criança e adolescente, recentemente lançado em Pereira Barreto.
A primeira escola onde a oficina foi desenvolvida foi a EMEB “Com. Hirayuki Enomoto”, os próximos encontros serão nas EMEBs “Prof.ª Maria Elza de Aguiar Domingues” e “Celda Melo de Oliveira”.
É importante ressaltar a importância de trabalhar esta temática tão relevante para toda a rede socioassistencial, pois quando se trata de violência sexual, ainda tem-se que enfrentar muitos tabus e obstáculos para se efetivar direitos como, por exemplo, o medo de denunciar.
O CREAS funciona anexo a Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Fauzi Kassim, nº 1675 e o telefone de atendimento é 3704-4918.