Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

CREAS realizou diversas ações para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Data foi celebrada nesta quarta-feira, e profissionais do CREAS estiveram em diversos pontos de Pereira Barreto.

Nesta quarta-feira (18), foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Pereira Barreto, a data foi lembrada por meio de panfletagem informativa, pit stop para colagem de adesivos em carros, ações educativas em escolas, com atos simultâneos em vários pontos da cidade. A iniciativa organizada pelos profissionais do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) contou com a participação de outros órgãos como CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Conselho Tutelar, Poder Judiciário, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), entre outros.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem como finalidade lembrar a toda população a importância de proteger às crianças e adolescentes e da denúncia, seja via disque 100, que é um mecanismo de denúncia anônimo, seja via Conselho Tutelar, que em Pereira Barreto atende na Rua Francisca Senhorinha Carneiro, nº 1691 – Vila Municipal, através do telefone (18) 3704-2367.

A exploração sexual constitui uma forma de coerção e violência contra a infância e adolescência, equivale a trabalho forçado e constitui uma forma contemporânea de escravidão. Percebe-se que na exploração sexual há uma vantagem comercial, onde as crianças protagonizam o papel de vítimas e não o de autoras.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social tem como papel principal oferecer o atendimento especializado a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou que tenha sido vítima de algum tipo de violência.