Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Dia da Consciência Negra foi celebrado com diversas atividades em Pereira Barreto

 

Comemorações foram realizadas na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”.

 

 O Dia da Consciência Negra foi celebrado na última segunda-feira, 20 de novembro. Em Pereira Barreto, a Prefeitura Municipal realizou dois dias especiais para comemorar a data. Os eventos foram realizados no sábado (18) e também no domingo (19), na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira” e contou com uma boa participação da população, interessada no tema.

 

No sábado, foi realizada uma roda de conversa com o tema “A Autoestima da mulher negra”, ministrada pelas profissionais de beleza, Gislene Zacchi, e também blogueira e Gisele Martins. Já no domingo, foi realizada uma mostra teatral com a Cia. de Teatro Cid Chagas de Pereira Barreto, com o espetáculo “O navio nosso de cada dia”. A professora das FIU (Faculdades Integradas Urubupungá) Manoela Mattos explanou aos presentes um pouco mais sobre o Dia da Consciência Negra.

 

Seguindo as comemorações, ainda foi realizada uma apresentação de dança e também a apresentação do musical Rei Leão. O Coral Gotas de Luz e o Grupo Santo Agostinho ainda se apresentaram com as músicas Cambaia e Syahamba. O Projeto Bate Lata, coordenado pela professora Vanilda de Souza também realizou uma apresentação. Já o mestre de capoeira Wilson Dourado do Grupo Memória, levou seus alunos a mostrarem mais sobre a arte. O evento foi encerrado com um desfile abordando a representatividade da Beleza Negra.

 

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto de lei nº 10.639, em 9 de Janeiro de 2003. No entanto, somente em 2011 a lei nº 12.519 criou a data no âmbito nacional. O objetivo do dia é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.

 

 

 

 

Sair da versão mobile