Data é importante para gerar discussões e reflexões sobre vários problemas que planeta vive.
O Dia da Ecologia é comemorado nesta quinta-feira, dia 5 de junho, o mesmo dia do Dia do Meio Ambiente. O Dia da Ecologia é importante para gerar discussões e reflexões sobre vários problemas que o nosso planeta enfrenta.
A poluição do ar, do solo e da água; o desmatamento; a diminuição da biodiversidade e da água potável; a destruição da camada de ozônio, a destruição das espécies vegetais e das florestas, a extinção de espécies animais e vegetais, entre outros, são alguns dos temas que merecem atenção no Dia da Ecologia.
O Dia da Ecologia é comemorado no dia 5 de junho em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972, a fim de tratar sobre assuntos ambientais.
Essa conferência das Nações Unidas reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais.
Ao pé da letra, ecologia significa “estudo da casa”, pois vem da junção de duas palavras gregas, “oikos”, casa e “logos”, estudo. Ecologia basicamente refere-se ao estudo da relação dos seres vivos com o meio ambiente.
Um ecossistema é formado pela fauna, flora, microrganismos e pelos componentes físicos do local, que são a atmosfera, o solo e a água. Os ecossistemas em conjunto formam a cadeia alimentar, uma relação de sobrevivência, em que a base é formada pelos vegetais, que produzem seu próprio alimento, depois pelos animais que se alimentam de outros animais, podendo ser predadores primários, secundários ou terciários e, por último, pelos decompositores.