Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa será celebrado nesta quarta-feira em Pereira Barreto

Equipe de Profissionais do CREAS realizará campanha em vários pontos da cidade.

 

 Nesta quarta-feira (15) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal.

 

De 2011 a 2015, o Disque Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), recebeu cerca de 100 mil denúncias de violação de direitos da população idosa. A maior parte das denúncias diz respeito à negligência com os cuidados das pessoas com mais de 60 anos, seguido de violência psicológica e abuso financeiro.

 

Convém recomendar que, sempre que possível, todos os eventos e atividades desenvolvidas para a conscientização da violência procurem abordar a necessidade de articulação em rede para o enfrentamento do fenômeno. Sabe-se que a construção efetiva de uma rede somente pode se dar em torno de situações concretas, como é o caso da violência.

 

O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da Estância Turística de Pereira Barreto atento a notificação da violência contra a pessoa idosa, realizará uma campanha envolvendo vários atores da rede de Garantia de Direitos Local, que envolve Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e de Assistência Social, CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), organizações da sociedade civil e o Conselho Municipal do Idoso.

 

A campanha almeja orientar a população para ficar atenta a violação de direitos da pessoa idosa, e orientá-los para que façam denúncias, quando houver constatação desta.

Sair da versão mobile