Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Equipe da Prefeitura de Pereira Barreto participou de reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente

Reunião aconteceu na sede da CETESB em São Paulo.

A Chefe de Gabinete, Thaís Neve Suzuki, a Diretora de Meio Ambiente, Sandra Seki e o Fiscal de Posturas, Valdir Castro, da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, participaram nesta semana de uma importante reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA). A reunião foi realizada na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

O CONSEMA tem como presidente, o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, e na reunião, a apresentação do Programa Palmito Legal, que está desenvolvendo ações para promover a conservação do palmito-juçara, integrando governos estadual e federal, produtores, comerciantes e sociedade civil. Importante destacar que a preservação da juçara está diretamente ligada à manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica. Sua semente e seu fruto servem de alimento para cerca de 70 espécies, entre aves e mamíferos.

Para coibir esse tipo de exploração, o Grupo de Trabalho está criando ações para fomentar o manejo sustentável do palmito, o desenvolvimento da cadeia de produção, a conscientização da população para o consumo legal e a fiscalização para conter o crime organizado.

Além do Programa Palmito Legal, os conselheiros conheceram as Ações de Proteção Animal, que serão lançadas na quinta-feira (29), durante evento no Palácio dos Bandeirantes. O Projeto Ninhos, campanha de comunicação e divulgação da importância da guarda responsável em rodovias e transporte público estadual, controle populacional de cães e gatos no entorno de unidades de conservação, manejo de fauna silvestre em vida livre e parecerias com universidades e ONGs são algumas delas.

A participação dos municípios paulistas é importante para pontuar no Programa Município VerdeAzul. Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.