Ao sentir os sintomas da tuberculose a pessoa deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e se informar sobre a coleta adequada do escarro.
A Prefeitura de Pereira Barreto está realizando o exame de escarro para os sintomáticos respiratórios (indivíduo com tosse por mais de três semanas, suores noturnos, febre baixa geralmente à tarde, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil). O principal objetivo da ação é alertar a população quanto à necessidade de reconhecer os sinais e sintomas da tuberculose. Vale ressaltar que, ao sentir os sintomas da doença a pessoa deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e se informar sobre a coleta adequada do escarro.
O bacilo da tuberculose é adquirido, principalmente pela inalação de partículas infectantes no ar, que são gotículas muito pequenas espalhadas pela fala, tosse e espirro de uma pessoa com tuberculose pulmonar. Através da respiração, os bacilos chegam aos alvéolos pulmonares onde podem ser destruídos, ficar latente ou começar a multiplicar. Nem todas as pessoas que adquirem o bacilo desenvolvem tuberculose, apenas cerca de 10% a 20% se tornarão doentes.
Vale lembrar que quem está com tosse a mais de três semanas pode estar com os sintomas da doença, tuberculose tem cura e o tratamento é feito gratuitamente nas UBS’s, através do Programa de Controle da Tuberculose.
Assessoria de Imprensa