Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa foi realizada nesta semana

Capacitações foram realizadas no Centro de Formação dos Professores “Nilse Emília Garcia Carneiro”.

A Prefeitura Municipal de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação, deu início às atividades de formação dos professores da Educação Infantil Nível I e Nível II, e dos professores dos 1º anos ao 3º anos, do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC). No início desta semana, houve o encontro para os professores do Ensino Fundamental e para os professores da Educação Infantil no Centro de Formação dos Professores “Nilse Emília Garcia Carneiro”.

O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental”.

A principal inovação no programa em 2017 /2018 refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e inserção da educação infantil no programa.   Nesse ano estamos atendendo 90 cursistas: 10 coordenadores pedagógicos, 40 professores da educação infantil e 40 professores dos anos iniciais 1°, 2° e 3° ano do ensino fundamental. Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.