Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Jair Rodrigues fará o encerramento do 15º Festival de MPB


Cantor se apresentará no dia 17 de Maio, no Espaço Multieventos.

Os shows que encerrarão cada dia do 15º Festival de Música Popular Brasileira da Estância Turística de Pereira Barreto já foram definidos. A grande atração desta edição do festival é o consagradíssimo cantos Jair Rodrigues, que irá encerrar o festival em seu último dia. A apresentação acontecerá no dia 17 de Maio.

Jair Rodrigues tem 75 anos e é um dos maiores cantores da história do Brasil, com músicas que variam entre o Soul, a MPB e o samba, e iniciou sua carreira em 1957, atuando como crooner em casas noturnas do interior de São Paulo. A partir de 1960, passou a cantar na capital paulista, participando de programas de calouros, entre os quais o “Programa de Cláudio de Luna” (Rádio Cultura), no qual obteve a primeira colocação.

Seus primeiros LPs foram “Vou de samba com você” e “O samba como ele é”, lançados em 1964. Nessa época, atingiu grande popularidade com sua interpretação da música “Deixa isso pra lá” (Alberto Paz e Edson Meneses), marcada pela gesticulação que fazia com a palma da mão. Essa canção, considerada precursora do rap brasileiro por seu refrão “falado”, foi regravada em 1999 com a participação do grupo paulistano de rap Camorra. Em 1965, substituiu Baden Powell no show realizado no Teatro Paramount, em São Paulo. Foi nesta ocasião que cantou pela primeira vez ao lado daquela que seria sua parceira, a estreante Elis Regina, com quem lançou em seguida o LP “Dois na bossa”, gravado ao vivo. Devido ao enorme sucesso alcançado pelo disco, formou com a jovem cantora a dupla Jair e Elis, no comando do programa “O fino da bossa”, produzido pela TV Record (SP), que teve estréia dia 19 de maio de 1965, marcando definitivamente seu lugar entre as grandes estrelas da MPB.

Nesse ano, registrou um de seus grandes sucessos, “Tristeza” (Niltinho e Haroldo Lobo). A música, gravada anteriormente por Ari Cordovil, obteve grande destaque no carnaval de 1966 na voz do cantor.

Sua popularidade não se restringiu somente ao Brasil, tendo-se apresentado com freqüência no exterior, em países como Portugal, Alemanha, França, Suíça, Itália, Estados Unidos e Japão. Apresentou-se com Elis Regina e o Zimbo Trio no Cassino Estoril, em Portugal, no Teatro Famoso, na Argentina, e no Cine Ávis, em Angola, entre outros espaços. Em 1970. Gravou o LP “Talento e bossa de Jair Rodrigues”.

Em 2005, lançou o CD “Alma negra”, contendo canções de Paulo Dafilin, Monsueto, Zé da Zilda, Haroldo Lobo, Evaldo Gouveia e Carlos Cola, Martinho da Vila e Hermínio Belo de Carvalho, entre outras. O disco contou com a participação especial da filha Luciana Mello na faixa-título, composição de Lula Barbosa.

Em 2006, foi lançado o DVD “Jair Rodrigues – Programa Ensaio – Brasil 1991″, mais um título da série de programas apresentados por Fernando Faro, no qual o cantor, além de longo depoimento, interpreta canções de seu repertório, acompanhado pelos músicos Cesar Barriga (teclados), Luiz Carlos de Paula (surdo), Luiz Carlos Xuxu (cavaquinho) e Jacaré (pandeiro).

Ainda em 2006 foi o Artista homenageado no 4º Prêmio Tim de Música, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Recebe em 2006, indicação ao Prêmio Grammy Latino, na categoria Álbum de samba Brasileiro com o Álbum “Alma Negra”.

Agora Jair Rodrigues apresenta todo o seu talento em Pereira Barreto no 15º Festival de MPB.

O 15º Festival de MPB será realizado de 15 a 17 de Maio, no recém-inaugurado Espaço Multieventos, localizado na Rodovia Padre Valentim Felipe Stefanoni. O Festival de MPB de Pereira Barreto é considerado por todos os participantes como um dos melhores Festivais do país, principalmente em sua organização, onde a transparência e a receptividade são destacadas por todos.

O Festival de MPB tem por finalidade aprimorar e desenvolver a cultura musical, incentivar a música popular brasileira, valorizar os adeptos da música, descobrir novos talentos e aumentar o intercâmbio artístico-cultural. Músicos renomados no cenário nacional vêm de todos os cantos do país, para participar do evento e divulgar o seu trabalho.

Sair da versão mobile