Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Palestra sobre a apresentação do Programa Alimento Seguro foi realizada nesta quarta-feira

Evento foi realizado pela manhã no Centro Educacional “Maria Antônia”.

 

 A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto promoveu nesta quarta-feira (29) pela manhã, uma palestra para a apresentação do Programa Alimento Seguro, em parceria com o SEBRAE. A apresentação foi realizada no Centro Educacional “Maria Antônia” e foi voltada para empresários do ramo de alimentação. A palestra foi ministrada pela Gestora de Projetos de Alimentação Fora do Lar do SEBRAE de Araçatuba, Solange Monteiro Moretti.

 

O PAS – Programa Alimentos Seguros foi criado em 1998, através de uma parceria entre o SEBRAE e SENAI, com o objetivo inicial do PAS Indústria de desenvolver uma metodologia para aplicar as Boas Práticas de Fabricação nas Indústrias de Alimentos. Em 2000, foram incluídos o SENAC, SESI, SESC e Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA para se aplicar as Boas Práticas no setor Mesa. Nasce aí o PAS Mesa, que inclui restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis e afins além de ambulantes que comercializam alimentos.

 

Em 2004 foram iniciadas as ações do PAS Distribuição, que objetiva o atendimento a mercados, minimercados, açougues, peixarias. O PAS é disponibilizado para diversos setores da Cadeia de Alimentos, desde o campo até a mesa do consumidor e para cada setor, a metodologia foi desenvolvida com as necessidades e características específicas do setor.

 

Objetivos do PAS:

 

– Contribuir para a Implantação das Boas Práticas de Fabricação, Manipulação, Transporte e

– Distribuição de alimentos;

– Oferecer alimentos seguros (com qualidade e confiabilidade) aos consumidores;

– Reduzir os custos operacionais com a redução de desperdício, redução de retrabalho, redução do índice de reclamação de clientes;

– Atendimento à Legislação – por exemplo, Resolução nº 216 da ANVISA, publicada em 15 de Setembro de 2004.

 

O Programa de Segurança Alimentar tem como objetivo ajudar os ambulantes e empresários de empresas que produzem ou comercializam alimentos a oferecer alimentos seguros e evitar perdas devido às dificuldades principalmente de armazenamento; atender a legislação e, principalmente, entregar aos clientes alimentos livres de contaminação.

 

Além disso, o treinamento tem como objetivo capacitá-los para as Boas Práticas, que abordam Higiene Pessoal, Higiene do Local de Trabalho, dos Utensílios utilizados, Armazenamento dos Ingredientes utilizados nas preparações, Qualidade dos produtos adquiridos de fornecedores, temperaturas adequadas.

 

O trabalho conta com treinamento em sala de aula, com consultores terceirizados cadastrados no Programa e visitas técnicas nos Pontos de Venda dos Ambulantes ou nas empresas. Em sala de aula os participantes aprendem quais são os perigos mais frequentes que ocorrem nos alimentos e como fazer para evitá-los. Com as visitas ou consultorias, os consultores poderão observar as práticas e propor Ações de Melhoria.

 

 

Sair da versão mobile