Com o intuito de desenvolver o potencial turístico de Pereira Barreto, localizada no extremo noroeste de São Paulo, a prefeitura lançou um Plano Diretor de Turismo para os próximos 20 anos.
O documento distribui em mais de 100 páginas uma visão geral sobre o Turismo, o cenário global e nacional, a movimentação de turistas, dados econômicos do setor, as diretrizes para implementação de ações e ainda recomendações que visam potencializar as atrações naturais já existentes na cidade e criar outras oportunidades.
Bruno Omori, diretor do IDT-CEMA – Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, acredita que a iniciativa vai ao encontro das administrações mais modernas em todo o mundo, que colocam o Turismo como uma importante indústria limpa.
“Um plano diretor é um documento que se desdobra no médio e longo prazo, com apresentação de banco de projetos, pois considera as possibilidades existentes e os potenciais a serem desenvolvidas. Creio que o primeiro trabalho a ser implementado em Pereira Barreto é criar uma identidade de Turismo para a cidade, pois isso vai atrair investimentos privados nas áreas da hotelaria, do Turismo receptivo, da gastronomia, da cultura e, sem dúvida, da sustentabilidade e acessibilidade”, afirmou.
Filipe Cerolim
Mercado & Eventos