Prefeito Arnaldo Enomoto, com o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas
Município fica com a 34º colocação entre os municípios que participam do Programa.
Desde 2008, Pereira Barreto participa do Programa VerdeAzul, e somente em 2008 obteve pontuação inferior a 80 pontos. O município conseguiu diversos benefícios junto a Secretaria Estadual do Meio Ambiente graças a sua participação no programa, tais como, retroescavadeira, máquina esteira, tratores, pá carregadeira, dentre outros.
Lançado em junho de 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. O objetivo do Programa é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
O certificado de Município VerdeAzul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).
Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município VerdeAzul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.