Encontro foi realizado de 13 a 16 de Março em São Paulo.
O evento, que se iniciou na última terça-feira no Hotel Nobile Downtown, reuniu mais de 300 pessoas entre facilitadores e representantes dos municípios. O objetivo do encontro foi o de promover a capacitação dos facilitadores e a geração de discussões. O principal tema discutido este ano foi a empatia. No encontro, os facilitadores passaram por várias atividades de reciclagem e novas técnicas. Na sexta-feira, foram entregues os certificados de participação.
“O que se aprende nos encontros é algo que se leva para a vida toda. Temos um papel social importantíssimo, pois atendemos os trabalhadores no momento que mais precisam de ajuda, quando estão desempregados, com uma baixa autoestima e fragilizados. Vamos ao encontro da população com alta vulnerabilidade social para que se reconheçam e descubram suas habilidades e potencial, mas longe de um viés assistencialista. O Programa Time do Emprego se propõe a solidarizar nestes momentos de transitoriedade, para que conquistem um lugar no mundo e no mercado de trabalho, adquirindo conhecimentos e autoconfiança, que os acompanharão muito além do universo profissional”, concluiu a Supervisora do Time do Emprego, Sandra Império.
Criado em abril de 2001, a ação é baseada em um programa canadense que utiliza a metodologia Canadian Steel Trade and Employment Congress (CSTEC), que a SERT adaptou do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Canadá de Transferência de Tecnologia para Desenvolvimento de Recursos Humanos no Estado de São Paulo, realizado entre 1998 e 2002 pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
O Time do Emprego orienta o trabalhador na busca de um trabalho compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais. O diferencial do programa é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiência e a procura conjunta por uma oportunidade.
Durante 12 encontros os facilitadores (profissionais responsáveis pela abordagem dos conteúdos) apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.