Chefe do Executivo Municipal falou sobre a importância de ser novamente premiado com o Selo VerdeAzul e com o troféu “Governador Franco Montoro”.
O Certificado Selo VerdeAzul é concedido aos municípios que atingem uma nota acima de 80 pontos no programa. Neste ano, 118 dos 610 municípios participantes receberam a honraria. O prêmio “Governador Franco Montoro” é concedido ao município que é o primeiro colocado em sua bacia hidrográfica. O estado de São Paulo está dividido em 21 bacias hidrográficas e Pereira Barreto pertence a bacia do Baixo Tietê, obtendo o primeiro dentre os municípios que integram a mesma.
A Estância Turística de Pereira Barreto conseguiu novamente ser uns dos destaques do Programa Município VerdeAzul, obtendo 93,82 pontos, subindo da 20ª posição, onde somou 89 pontos, em 2013 para a 13ª colocação neste ano. Esta é a sexta vez consecutiva que o município é certificada com o Selo VerdeAzul e pela quarta vez, líder do ranking na sua região de bacia hidrográfica.
O Prefeito Arnaldo Enomoto enfatizou a importância de participar do programa, bem como as ações que a Administração Municipal adota para sempre preservar o meio ambiente: “graças ao esforço da nossa equipe da Secretaria de Meio Ambiente, seguindo o nosso plano de sustentabilidade, respeitando as diretrizes do Governo do Estado, conseguimos mais uma vez ser destaque do Programa Município VerdeAzul. A participação da população também é muito importante, já que os pereira-barretenses estão cada vez mais conscientes em relação a preservação do meio ambiente. Tudo que afeta nosso saneamento tem que ter a participação da população, seguindo o nosso plano de desenvolvimento sustentável. Nesses seis anos de gestão, fomos premiados com convênios que garantiram para Pereira Barreto, máquinas como trator-esteira, retroescavadeira, caminhão-pipa, pá-carregadeira, dentre outros. Vamos continuar nosso trabalho no sentido de preservar o meio ambiente, preocupados com as gerações futuras” destacou o Chefe do Executivo Municipal.
Lançado em junho de 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
Os municípios receberam uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.