Ícone do site Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

PREFEITO E SECRETÁRIA DE SAÚDE PARTICIPARAM DE MISSA DE ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Em Pereira Barreto a abertura da campanha aconteceu com a missa celebrada pelo Padre Max.

Foi aberta na tarde da última quarta-feira (22) de cinzas, a 49ª Campanha da Fraternidade (CF), cujo tema é “Fraternidade e Saúde Pública”, com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. A solenidade de abertura, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), foi dirigida pelo secretário geral da entidade, Dom Leonardo Steiner, e contou com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do secretário executivo da CF, Padre Luiz Carlos Dias, além de outros convidados.
Em Pereira Barreto a abertura da campanha aconteceu com a missa celebrada pelo Padre Max, na Igreja São Francisco Xavier no último domingo (25), e contou com  a participação do Prefeito Arnaldo Enomoto; da Primeira Dama e Presidente do Fundo de Solidariedade, Maria José Enomoto, da Secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente Paiva e também de vários profissionais da saúde.
 Segundo o Padre Max, o objetivo dessa missa foi de fortalecer os laços entre a Igreja Católica local, os representantes da saúde, e dos fieis da cidade para que a Campanha da Fraternidade se solidifique cada vez mais no coração destas pessoas.
No final da celebração foi dada a palavra para a Secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente Paiva, que no inicio de sua apresentação parabenizou a Confederação dos Bispos do Brasil pela escolha do tema da campanha e disse: “É um tema de grande responsabilidade, uma ousadia, uma coragem para que nesse período de quaresma nós reflitamos sobre nosso papel de cristão na saúde. No nosso município são aplicados na saúde 22% do orçamento. Praticamente colocamos o mesmo recurso que se coloca para educação. Falar do SUS, é falar de algo muito jovem, temos 20 anos praticamente e está começando agora a sua maioridade, e temos muito a avançar, temos muito a comemorar porque somos um pais que faz transplantes, temos programas excelente contra o tabagismo, o melhor programa de AIDS do mundo, ainda temos as questões das vacinações, a vitória em termos de mortalidade infantil e de medicamentos. Mas temos muitos desafios pela frente que só vão ser possíveis se nós juntos lutarmos pra mudar essa realidade. Sobre a questão da nossa saúde municipal, a saúde é sim uma prioridade não só de fala, mas traduzida no nosso planejamento municipal, é prioridade no orçamento, estão sendo aplicados 22%. É muito para o município, e significa realmente deixar outras ações que poderiam ser assim de grandes vistas, pra realmente investir na melhoria da saúde. Contamos com vocês nesta quaresma para que apresente as sugestões e estejam junto conosco como já estão, pra que possamos enfrentar nossos desafios, e para que a saúde se difunda sobre a terra”, finalizou a Secretária de Saúde.

 

Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile