Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Prefeito Joãozinho convoca reunião com secretariado para debater situação do Coronavírus em Pereira Barreto

Escolas da Rede Municipal de Ensino estarão com aulas suspensas a partir do dia 23 de Março, sendo facultativas nesta semana.

O Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Joãozinho, convocou uma reunião emergencial na manhã desta segunda-feira (16) para adotar medidas para prevenir o contágio por Covid-19, o Coronavírus. Estiveram presentes à reunião parte do secretariado municipal, com a presença de secretários, diretores, assessores e chefes de setores da municipalidade, além de representantes da Santa Casa da Misericórdia de Pereira Barreto.

De imediato, o Prefeito Joãozinho e a Secretária Municipal de Educação, Maria José Carneiro, determinaram que as aulas da Rede Municipal de Ensino serão suspensas a partir da próxima semana, segunda-feira (23). As aulas nesta semana são facultativas, ou seja, os pais e responsáveis pelos alunos podem ou não levar seus filhos às escolas, porém, a recomendação é para se evitar aglomerações. Nesta semana, a intenção da Administração Municipal é que os pais e responsáveis se adequem para o período em que as aulas ficarão suspensas.

A decisão de suspender as aulas segue a decisão do Governo Estadual, que na última sexta-feira (13), por meio do Decreto Estadual nº 64.862, suspendeu gradualmente as aulas nas escolas da Rede Estadual de Ensino. A medida baseia-se na necessidade de evitar aglomerações e reduzir o volume do transporte público para prevenir a disseminação do novo coronavírus e assim, evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde.

Até sexta-feira (20) as escolas continuarão funcionando normalmente, com todos os diretores, professores e funcionários, com atividades de orientação para alunos e responsáveis que desejarem participar. A merenda será servida normalmente e o transporte escolar será mantido. Serão desenvolvidas atividades escolares para os alunos que comparecerem às escolas. Durante esta semana não será computada a falta do aluno.

Vale ressaltar que a Secretaria Estadual da Saúde orienta a não deixar crianças e jovens sob os cuidados de pessoas com mais de 60 anos, pois estes constituem grupo de risco em caso de contágio com o coronavírus.

Em Pereira Barreto, nesta segunda-feira (16) a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que existe um caso suspeito de contaminação por Covid-19 no município. Trata-se um de um adolescente de 13 anos, que teve contato com uma prima nos dias 29 de Fevereiro e 1 de Março, vinda da Espanha. O adolescente será submetido a teste nesta tarde e encontra-se isolado em casa, na região de atendimento da UBS do bairro Jardim Ipê.

Ao longo das próximas horas e durante os próximos dias, a Prefeitura Municipal irá atualizar como cada secretaria irá trabalhar, bem como as atividades envolvendo a população. A Administração Municipal lançou em seu site uma página especial com o intuito de informar a população sobre o Coronavírus – Covid-19. O informativo mostra o que é, como tratar e como se prevenir da doença. O endereço da página site  www.pereirabarreto.sp.gov.br/coronavirus, o internauta encontrará todas as informações referentes ao assunto, através de um clique no banner fixado na HOME do Portal da Prefeitura, o usuário será direcionado para a página informativa.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto ainda pede a toda a população para evitar a propagação de falsas informações sobre casos de Covid-19 nas redes sociais, e salienta que todas as informações oficiais serão publicadas no site da Prefeitura Municipal.