O meio rural pode ser um pólo explorado pelo turismo, além das belezas naturais das propriedades, a gastronomia rural pode ser um atrativo e uma oportunidade de negócios.
O Prefeito Arnaldo Enomoto prestigiou com sua presença o 10 Festival Gastronômico que aconteceu no dia 26 de Novembro, no Assentamento Eldorado dos Carajás (antiga fazenda Santa Adélia).
A presença do Prefeito e sua comitiva composta de assessores e secretários da administração municipal foram de fundamental importância para o Desenvolvimento do “Programa Turismo Rural Agregando Valor a propriedade”, realizado pelo SENAR-SP em parceria com o Sindicato Rural Patronal de Pereira Barreto, o programa teve inicio no mês de março com 25 alunos sendo concluído em novembro.
A comitiva foi recepcionada pelos alunos do Programa Turismo Rural, assistiu à palestra de apresentação do Curso com o Instrutor Clodoaldo Reis do SENAR-SP (Serviço Nacional de aprendizagem Rural) que também falou das dificuldades de acesso ao assentamento, e da importância da Prefeitura Municipal para o desenvolvimento deste projeto. Houve a apresentação dos alunos concluintes do curso e foi exibido um vídeo com imagens e fotos dos alunos durante as atividades do programa e também da reforma e adequação do prédio realizado pela Prefeitura Municipal com sala e cozinha comunitária para pratica do curso.
O Prefeito Arnaldo recebeu do aluno Laerte o almanaque confeccionado pelos próprios alunos sobre a história real do surgimento do Assentamento Eldorado dos Carajás antiga Fazenda Santa Adélia, a planta baixa do projeto cozinha comunitária, ilustrado com fotos dos representantes do movimento dos trabalhadores sem terra, luta e conquista pela terra, das atividades do curso, roteiro turístico no Assentamento Eldorado dos Carajás, e o cardápio para evento.
Os visitantes puderam apreciar e degustar as delicia típicas da culinária da região e o prato principal servido foi a Pizza de Tucunaré, especialidade desenvolvida no curso.
O Prefeito agradeceu e falou da importância da comunidade se mobilizar e criar atrativos para o desenvolvimento do turismo local e regional. O meio rural pode ser um pólo explorado pelo turismo. Além das belezas naturais das propriedades, a gastronomia rural pode ser um atrativo e uma oportunidade de negócios.
O Prefeito também aproveitou para visitar a capela construída na década de cinquenta, no alto de um morro, erguida pelo gerente da fazenda da época, em agradecimento pela recuperação sem sequela de um grave acidente ocorrido com o proprietário Sr. João Rodrigues Borges filho, por uma queda do cavalo.
A Capela foi reformada e é usada pelos devotos de Nossa Senhora de toda região.
Assessoria de Imprensa