Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Prefeitura Municipal apresenta documentário sobre a Ponte Novo Oriente nesta quarta-feira

 

Foto antiga da Ponte Novo Oriente

Foto antiga da Ponte Novo Oriente

 

Filmagens contam a história de um dos símbolos de Pereira Barreto.

 

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto apresenta nesta quarta-feira (30) um documentário sobre a Ponte Novo Oriente, um dos grandes símbolos da rica história de Pereira Barreto. A apresentação acontece na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira” e é voltada para os alunos do 5º Ano da Rede Municipal de Ensino.

 

A Ponte Novo Oriente foi inaugura em 1935 e tinha como propósito ligar o núcleo urbano da Fazenda Tietê (que deu origem a Pereira Barreto) com a estação de trem de Lussanvira, eliminando os transportes fluviais. A ponte contava com 160 metros comprimento e 25 metros de altura. Com a formação do lago da Usina de Três Irmãos, em 30 de Outubro de 1990, a Ponte Novo Oriente foi completamente submersa, repousando nas águas do rio Tietê desde então.

 

O advogado Jitsunobo Igi, 94 anos, e que mora em Pereira Barreto desde 1932, contou com detalhes sobre a história da submersão da ponte: a Usina de Ilha Solteira só funcionava durante 4 meses no ano, já que não havia volume de água suficiente para fazer funcionar as 10 turbinas da hidroelétrica. A solução para fazer a usina funcionar com sua potência máxima durante o ano todo foi jogar a água do rio Tietê no rio São José, através da construção da UHE de Três Irmãos e consequente formação do seu lago. Nesse momento estava decretado o destino da Ponte Novo Oriente.

 

O documentário com imagens históricas e também atuais da Ponte Novo Oriente será disponibilizado para as entidades de Pereira Barreto, escolas e posteriormente estará disponível no site oficial da Prefeitura Municipal.

 

Sair da versão mobile