Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Projeto Missão Verde premiou alunos da Rede Municipal de Ensino de Pereira Barreto

Premiação foi realizada na última semana na quadra das FIU.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto está promovendo o desenvolvimento do Projeto Ambiental Missão Verde, que visa conscientizar a população em geral sobre a preservação e importância do meio ambiente na vida das crianças. Trata-se de um trabalho de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, SAAE, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Faculdades Integradas Urubupungá (FIU), Colégio XI de Agosto e Ministério Público.

Na culminância do projeto, realizada na última quinta-feira (8), houve a premiação dos participantes de toda a Rede Municipal de Ensino. Estiveram presentes no evento, o Diretor Geral das FIU e do Colégio XI de Agosto, Candido Pinheiro Dias Neto; a professora Cleusa Rita Santana Dias, sócia da AECU; o Diretor Financeiro das FIU, Wilson Alexandrino Filho; o Coordenador Geral das FIU, Ivo Neves; o Juiz de Direito da 2ª Vara Judicial, Dr. Luciano Correa Ortega; a Promotora da Infância e Juventude, Dra. Rita De Cassia Imashita Becca Sakai; a Secretaria Municipal de Educação, Maria José Carneiro; Ruy Bicego, Gerente da Tijoá Energia; o Diretor Do SAAE, Mauro André Martins; o 3º Sargento-Bombeiro Jose David Coffani; os vereadores Cleber Mariani Pinto de Menezes e Antônio Dias Pereira e a Diretora Municipal de Agricultura, Sanda Seki.

O projeto contou com a participação dos alunos e diretoras das escolas municipais de Educação Infantil e também das escolas de Ensino Fundamental. Os alunos da última etapa da Educação Infantil participaram da confecção de desenhos sobre a floresta amazônica e foi sorteado um tablet por unidade escolar e os alunos do 5º ano do ensino fundamental participaram do concurso de redações com o tema “É Hora de Consciência”, com a seguinte premiação: 1º colocado: uma bolsa de estudos integral durante 1 ano;  2º e 3º colocados– 50% de uma bolsa de estudos durante 1 ano. Houve também o sorteio de caixas de som portáteis por escola da zona urbana e rural.

O projeto proporcionou a visitação às carretas de Educação Ambiental com as temáticas “Floresta Amazônica e Vida Marinha”, onde os alunos vivenciaram experiências inéditas conhecendo diversos animais desses ecossistemas, através de atividades lúdicas e interessantes.

A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o aluno assume o papel de elemento central do processo ensino/aprendizagem, participando ativamente do diagnóstico dos problemas ambientais e busca soluções, como agente transformador, através de desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizente ao exercício da cidadania.

Pereira Barreto possui a Lei Municipal de nº 3.772 de 04/09/2009, que estabelece um calendário para desenvolvimento dos temas ambientais tais como Dia da Água, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia do Combate à Poluição e Dia da Árvore, ocasiões em que as unidades escolares desenvolvem atividades para conscientização da comunidade escolar e população em geral. Com o objetivo de ampliar este trabalho de conscientização estabeleceu-se parcerias entre as instituições e foi criado o Projeto “Missão Verde” e na ultima semana foi realizada a culminância de sua primeira etapa.