Encontro aconteceu no Centro de Formação dos Professores “Nilse Emília Garcia Carneiro” e contou com a presença de toda a equipe gestora da Rede Municipal de Ensino.
Com o objetivo de aprimorar ainda mais a prática docente, a equipe da educação infantil participou das oficinas: “O trabalho com as diferentes linguagens na educação infantil: o corpo, gestos e movimento” e “Gestão em sala de aula”, ministradas pela palestrante Professora Ariana Rocha, que enfatizou a importância do aprender através do lúdico de forma prazerosa e significativa, bem como as vivências que a escola deve proporcionar aos alunos, para garantir a efetiva aprendizagem que serão necessárias para as séries seguintes.
Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil, que constam na Base Nacional Comum Curricular também foram pauta da formação: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. A formação da equipe de Educação Infantil encerrou-se com atividades práticas e ludicidade.
A equipe Municipal do Ensino Fundamental participou das oficinas: “A formação de bons leitores numa perspectiva social e didática” e “Gestão em sala de aula”, ministradas pela palestrante Professora Ariana Rocha, onde puderam refletir sobre a organização do trabalho em sala de aula com as práticas de leitura, em que o professor se faz leitor modelo para que a criança desenvolva o interesse pela leitura de diferentes gêneros.
As oficinas mostraram também a importância de se utilizar os materiais, o espaço, e o tempo com qualidade, prezando também por uma boa interação entre professor e aluno de forma afetiva e respeitosa, visando uma maior qualidade no processo de ensino aprendizagem.
A equipe do Ensino Fundamental participou ainda da oficina de matemática com a palestrante Adair Mendes Nacarato, professora doutora em Educação Matemática, autora dos conteúdos da apostila Anglo do 2º ao 9º ano. O encontro ocorreu no auditório da EMEB “Comendador Hirayuki Enomoto”, onde se ressaltou a importância do ensino de forma concreta e sistematizada, possibilitando assim a construção do raciocínio lógico matemático.
Logo mais, os professores se reuniram nas Unidades Escolares, para uma retrospectiva reflexiva sobre os resultados das avaliações do ano anterior, com foco nas metas e ações para o ano letivo de 2018.