Ícone do site Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

REUNIÃO DISCUTE PREVENÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA

O objetivo da reunião é definir medidas que poderiam diminuir o óbito infantil e materno no Município.

Aconteceu no dia 13 de Julho na Sala de Reuniões do Paço Municipal a “7° Reunião Ordinária do Comitê de Prevenção da Mortalidade Infantil e Materna”, iniciou-se ás 08h:00  com a apresentação das entidades de classe do Município e Setor de Saúde.

Foram avaliados e discutidos as causas dos óbitos infantis e natimortos ocorridos no Município em 2010/2011, definiu medidas que poderiam evitar o óbito como melhoria na assistência medica, ações educativas, implementação de ações sociais e ampliação do acesso a saúde.

De acordo com o estudo anual do Ministério de Saúde todas as causas de mortes de gestantes apresentaram queda de 1990 a 2007 como hipertensão, hemorragia e aborto, com isso a taxa de mortalidade materna passou de 140 a cada 100 mil bebês, a taxa nacional de mortalidade na infância diminuiu 57,6% de 1990 a 2008, entre crianças com menos de 5 anos e passou de 53,7 para 22,8 por mil nascidos vivos, a meta estabelecida pelas Nações Unidas é de 17,9 mortes por mil nascidos vivos. O Brasil prevê cumprir o objetivo em 2012.

Destacou-se entre as discussões o sentido de orientar as gestantes sobre a importância da realização das consultas de pré-natal com regularidade durante todo o período gestacional, inclusive a importância de aderir ao tratamento indicado pelo médico para corrigir afecções decorrentes neste período. Entre essas e outras medidas o objetivo do grupo é diminuir os óbitos infantis do município.  

 

Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile