Membros do Conselho Municipal de Cultura se reuniram na última semana para definir assuntos ligados à pasta em Pereira Barreto.
Outra importante discussão que ocorreu na reunião do COMCULT foi a eleição da diretoria do órgão. Após a composição dos membros em cargos referentes a sua expressão artística, o conselho elegeu a agente de cultura, Gabriela Gonzaga, como presidente, Marcos Thereza como vice-presidente e Luís de Oliveira como secretário do COMCULT.
Foi apresentado o calendário anual de ventos para os membros do conselho e discutido a participação dos munícipes e de entidades, assim como a importância destes eventos para o fomento na cultura no município. No encontro também foi ressaltada a apresentação das escolas municipais, academias de danças e da FACMOL nos eventos.
Os membros também abordaram o retorno do Festival de MPB ao calendário de eventos do município, e que, na edição deste ano conta com novidades, como os prêmios de melhores intérpretes do município, que levarão o nome de cidadãos pereira-barretenses e que fizeram história em Pereira Barreto, como Aline Cavali e Aristeu Custódio Moreira. Também foi anunciado no encontro o Ciclo de Estudos com orientadores de São Paulo em parceria com a FACMOL, agregando ao tradicional Juninão.
Questões referentes ao repasse a AERFAC foram apresentadas e discutidas. Fabiana Alves, produtora cultural da AERFAC, explicou questões burocráticas e fiscais da lei do chamamento público e que seria necessário que o Conselho Municipal de Cultura emitisse um parecer, ou seja, o termo de fomento para que a prefeitura possa apoiar a FACMOL com alguns recursos, já que a mesma tem dificuldades em alguns aspectos, como transporte, a manutenção de instrumentos e reposição e material de consumo.
Os projetos, através de editais recebidos pela FACMOL, são de objetos e não auxiliam na manutenção, alimentação e transporte de instrumentos e dos integrantes. Após a explicação da situação da AERFAC, membros do conselho se demonstraram favoráveis em manter o apoio a orquestra caipira e inserir apoio a FACMOL através do termo de fomento.
Os membros do COMCULT também apontaram a possibilidade do Conselho Municipal de Cultura se torne deliberativo e que se proponha uma redação para o mesmo. Sem mais, a reunião foi finalizada com a nova presidente do conselho agradecendo a todos os presentes.
O principal objetivo do COMCULT passa pela ideia da sociedade auxiliar a Administração Pública Municipal na construção das políticas voltadas para a fomentar a cultura em Pereira Barreto.