Ícone do site Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

SAÚDE DIPONIBILIZA ATENDIMENTO DOMICILIAR A PACIENTES

Em Pereira Barreto existe um cronograma para as visitas, além das visitas médicas, muitos pacientes são acompanhados por nutricionistas e fisioterapeutas.

Em Pereira Barreto todas as UBS’s da Estratégia da Saúde da Família – ESF dispõem de atendimento domiciliar, o profissional (médico, enfermeiro ou auxiliar de enfermagem) vai à casa do paciente, em lugar de atendê-lo no consultório da unidade. É uma forma de atuar os serviços frente à realidade de cada paciente.
A equipe básica do ESF é constituída por médicos, enfermeiros, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários e tem como objetivo geral, melhorar o estado de saúde da população mediante a construção de um modelo assistencial baseado na promoção, proteção, diagnóstico precoce, tratamento e recuperação da saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS, e dirigido aos indivíduos, à família e à comunidade. Essa estratégia de organização dos serviços vem demonstrando capacidade de aumentar a resolutividade dos serviços, diminuindo a procura por serviços hospitalares e promovendo a melhoria nos indicadores de saúde.  O objetivo é aumentar a qualidade de vida durante o acompanhamento do paciente.
O médico, enfermeira ou auxiliar de enfermagem saem da unidade de saúde e visitam as casas do bairro dos pacientes que necessitam do atendimento domiciliar, nesta visita conhecem as necessidades de cada pessoa, os problemas de saúde e fazem exames básicos, como testes de pressão, glicemia etc. Uma consulta dentro de casa, tendo a Estratégia de Saúde da Família como um referencial ao atendimento da atenção básica.
Nas UBS’s existe um cronograma para as visitas, as pessoas debilitadas que necessitam de atendimento domiciliar devem informar a equipe da unidade de saúde mais próximo de sua residência.
Além de visitas médicas são realizadas visitas aos recém nascidos e puérpera (mulher que de a luz recentemente), curativos, visitas para a busca de doenças infecciosas e acompanhamento regular dos acamados.
Os serviços são oferecidos para as pessoas que tem a incapacidade de comparecer a unidade, pessoas com condições delimitadas, com problemas agudos, temporariamente impossibilitadas de locomoção, pessoas idosas com permanente dificuldade de locomoção, de egressos de hospitais que necessitem de acompanhamento, portadores de doenças crônicas e de dependência física.
A visita domiciliar traz um novo significado nas práticas dos profissionais do ESF, uma vez que essa visita é exercida junto ao indivíduo/família, e, é muito mais que simplesmente levar a equipe de saúde ao paciente com dificuldade de locomoção ou de realizar orientações com relação à higiene e alimentação. Essa forma de trabalho traz em seu bojo toda a influência da dinâmica familiar, do contexto sócio-econômico e cultural que envolve hábitos, costumes, crenças, etc. Dessa forma, a visita domiciliar é o meio eficaz de avançar na compreensão do contexto no qual os indivíduos estão inseridas.
Segundo a Diretora de Serviço de Saúde, Márcia Yamamoto a finalidade em oferecer esse tipo de serviço à população, é que o profissional de saúde pode avaliar o paciente dentro do seu meio e de suas necessidades.

 

Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile