O Dia da Amamentação tem como objetivo esclarecer os benefícios do consumo de leite materno.
Neste dia 1º de agosto “Dia da Amamentação” a Secretaria de Saúde faz algumas recomendações sobre a importância do leite materno para o bebê. Isso significa que até os 6 meses o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite) pois o leite materno oferece tudo que o bebê necessita para crescer e se desenvolver forte e saudável. Depois dos 6 meses, a amamentação deverá ser complementada com outros alimentos. A mãe pode continuar amamentando até 2 anos ou mais. O leite materno funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças. Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho. Isso sem falar que a ama¬mentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.
O Dia da Amamentação tem como objetivo esclarecer os benefícios do consumo e a valorização do leite materno.
A amamentação também traz muitos benefícios para a mãe: reduz o peso mais rapidamente após o parto; ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto; reduz o risco de diabetes; reduz o risco de câncer de mama; se a amamentação for exclusiva, pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez.
Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem um horário para mamar. A mãe para tornar a amamentação mais tranqüila e prazerosa precisa dar o peito ao seu filho sempre que ele pedir. Com o tempo, ele vai fazendo seu horário de mamadas. Antes de amamentar, lave as mãos e os braços.
Para obter sucesso no aleitamento materno:
• Acredite que não existe leite fraco: Todo leite materno é forte e adequado, tem alto valor nutritivo, é suficiente para a necessidade para o bebê.
• Coloque o bebê na posição certa para mamar: Para que o bebê sugue bem, ele deve estar em posição de poder abocanhar não só o mamilo (bico do seio), mas grande parte da aréola (parte escura do seio), com o corpo totalmente voltado para o da mãe (barriga com barriga). Quando o bebê pega o seio corretamente, com a boca bem aberta, o leite sai em quantidade suficiente, e ele engole tranquilamente.
• Cuide adequadamente das mamas: Para evitar rachaduras, não lave os mamilos antes e depois das mamadas. Basta o banho diário, evitando o uso de sabonetes nos mamilos. Não use pomadas, nem cremes nos mamilos, exceto por orientações médicas. O próprio leite pode ser passado nos seios antes e depois de amamentar.
Assessoria de Imprensa